MRPA - Monitorização Residencial da Pressão Arterial

MRPA é o método destinado a fazer registro da PA fora do ambiente de consultório, pelo próprio paciente ou pessoa capacitada para tal, com equipamento validado e calibrado, durante o período de vigília, por um longo período de tempo, obedecendo a um protocolo previamente estabelecido e normatizado. Não deve ser confundida com a Automedida da Pressão Arterial (AMPA), que é registro não sistematizado e realizado a pedido do médico ou por decisão do próprio paciente. 


 

Orientações antes do exame:

Realizar as medidas em ambiente tranqüilo, com temperatura agradável, sem estar de bexiga cheia, sem ter feito exercícios físicos há 60 minutos, sem ter ingerido álcool, café, alimentos ou fumado até 30 minutos antes. O paciente deverá estar em repouso de pelo menos 5 minutos antes do início das medidas. Não se deve falar durante as medidas.

Realizar 3 medidas antes da tomada dos medicamentos (caso faça uso de medicação ou antes do desjejum (naqueles que não usam medicação pela manhã) e mais 3 medidas antes do jantar ou duas horas após, (totalizando 6 medidas).

Realizar a medida na posição sentada após 2 minutos de repouso, com as costas apoiadas e as pernas descruzadas, com intervalo entre as medidas de 1 minuto. As medidas deverão ser realizadas nos dias e horários determinados, sem alterar a rotina do indivíduo.

Utilizar sempre o mesmo braço definido no dia das instruções, apoiado na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima e sem movimentação durante as medidas.

Colocar o manguito (bolsa de borracha) no braço livre de roupas sem garroteamento por roupas apertadas.

Não usar o aparelho para efetuar medidas em outras pessoas que não aquela que está fazendo o exame. Não modificar o esquema de medicação baseado nas medidas realizadas durante a MRPA.


 

Indicações:

Identificação e acompanhamento da hipertensão arterial do avental branco ou de consultório, identificação do efeito de avental branco (reação de alarme que eleva a pressão no consultório ou clínica ), identificação da hipertensão arterial mascarada (pressão arterial normal no consultório ou na clínica, mas elevada fora destes ambientes) e avaliação do tratamento anti-hipertensivo.

Arritmias cardíacas , obesidade e dificuldade para manusear o aparelho e/ou realizar o protocolo de medidas são fatores que limitam a realização do exame.