Ecocardiografia sob estresse físico

O ecocardiograma sob estresse físico é o exame de ultrassom do coração que, além de avaliá-lo em repouso, visualiza a contração do coração após teste de esforço máximo, realizado em esteira, bicicleta ergométrica ou ciclo-maca. Permite avaliação mais fisiológica, correspondente à atividade física.

Como é feito

Inicialmente, é realizado um ecocardiograma convencional em repouso. A seguir, é feito o teste ergométrico ou em exercício em ciclo-maca, interrompido quando o indivíduo atinge o esforço máximo ou há indicação médica para sua interrupção. Imediatamente, realiza-se outro ecocardiograma para avaliação da contratilidade global e segmentar do músculo cardíaco, ou seja, se o coração está contraindo normalmente. No caso específico do exame em ciclomaca, é possível o registro de imagens e medidas ecocardiográficas durante toda a atividade física, em diferentes níveis de esforço.

Indicações

- Em casos de suspeita de doença arterial coronária - obstruções das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração.


 

- Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stent.


 

- Adicionalmente, o ecocardiograma sob estresse na ciclo-maca ou em esteira ergométrica também pode ser utilizado para avaliação do comportamento hemodinâmico durante o esforço em doenças das valvas cardíacas, em disfunções das próteses valvares e em pacientes com dor torácica ou dispneia de causa inexplicada ou desproporcional aos achados em repouso.

Contraindicação

Na fase aguda das síndromes coronárias (IAM e angina instável).

Limitações

Indivíduos com limitação ou impossibilidade de realização do esforço físico em esteira ou bicicleta. A avaliação não é conclusiva quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.

Preparo

- Dieta normal 2 horas antes ou dieta leve 1 h antes do exame (o paciente não deve fazer o exame em jejum);

- A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame. Quando se investiga doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos.

Complicações ou efeitos adversos

O risco de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixo e menor que 1 a cada 20 mil procedimentos.

​Referências

​1. Diretriz para indicações e utilização da ecocardiografia na prática clínica. Revista Brasileira de Ecocardiografia 2004;17(1):49-77.


 

2. ACC/AHA/ASE 2003 Guideline update for the clinical application of echocardiography: summary article. Journal of the Am Society of Echocardiography 2003;16(10):1091-1110