Ecodopplercardiograma com Microbolhas

O que é Ecodopplercardiograma com Microbolhas?

O Ecodopplercardiograma é um exame que combina diferentes testes cardíacos para avaliar de forma global a saúde do coração e de suas estruturas.

Na versão Ecodopplercardiograma com Microbolhas, há adição de uma solução salina na via endovenosa. Assim, permite-se visualizar a circulação do sangue no coração com mais detalhes e identificar problemas como defeitos no septo e fístulas pulmonares.

 

Como é feito o Ecodopplercardiograma com Microbolhas?

No Ecodopplercardiograma com Microbolhas, os eletrodos são posicionados no tórax, e o médico opera o ultrassom doppler, avaliando os fluxos sanguíneos.

As microbolhas são adicionadas à corrente sanguínea com seringa e conseguem ser visualizadas com os equipamentos descritos acima.

 

Indicação

O Ecodopplercardiograma com Microbolhas é realizado por diversos motivos, como confirmar ou descartar hipótese diagnóstica de doenças cardiovasculares. Afinal, ele permite visualizar com exatidão as bordas e paredes do coração. Pode ser feito durante os exames transtorácico e transesofágico.

 Além disso, é indicado na suspeita de passagem anormal de sangue de um ponto a outro, pois as microbolhas permitem observar o fluxo sanguíneo. A detecção de coágulos, assim como alterações de mobilidade nas paredes das válvulas do coração, costuma ser mais fácil com o Ecodopplercardiograma com Microbolhas.

 A ecocardiografia com microbolhas também pode ser eficiente na identificação de anormalidades de perfusão, reserva de fluxo coronário, síndromes coronárias agudas e viabilidade miocárdica.

 

Qual é o preparo necessário para o Ecodopplercardiograma com Microbolhas?

 

Seguir as recomendações do médico;

Geralmente, não é necessário jejum;

Chegar 30 minutos antes do horário agendado;

Suspender medicações apenas sob orientação médica.